Classificação da Revista Brasileira de Educação: Qualis em destaque.
A Revista Brasileira de Educação é uma das principais publicações acadêmicas na área de educação no Brasil. A classificação Qualis é um importante indicador de qualidade utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para avaliar os periódicos científicos brasileiros.
A Revista Brasileira de Educação possui uma classificação Qualis em destaque, o que significa que é considerada uma revista de alta qualidade e relevância para a área de educação. Essa classificação é atribuída com base em critérios como o impacto científico dos artigos publicados, a qualidade dos autores e a relevância das contribuições para o avanço do conhecimento na área.
Classificação da Revista Brasileira de Educação: Qual a Qualis
A classificação da Revista Brasileira de Educação no Qualis é considerada A1, que é a classificação mais alta no sistema de avaliação de periódicos realizado pela CAPES. Essa classificação indica que a revista possui alta qualidade acadêmica e é reconhecida como um importante veículo de divulgação científica na área de educação.
A Revista Brasileira de Educação, também conhecida como RBE, foi fundada em 1996 e é mantida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O periódico tem como objetivo principal a publicação de trabalhos científico-acadêmicos sobre educação, abrangendo diversas áreas e temas relacionados à educação.
A revista publica trabalhos originais em português, espanhol e inglês por meio de seu sistema de submissão online. Todos os trabalhos submetidos passam por um processo de avaliação por pelo menos dois avaliadores anônimos, seguindo o modelo double blind, no qual tanto os autores quanto os avaliadores têm suas identidades preservadas. Essa prática contribui para garantir a imparcialidade e a qualidade dos artigos publicados.
Além dos editores, a RBE conta com uma Comissão Editorial e um Conselho Editorial formado por professores doutores com competência e experiência reconhecidas nas áreas de Pedagogia, Educação e outros saberes interdisciplinares. Esses profissionais são responsáveis por auxiliar no processo de seleção e avaliação dos trabalhos submetidos.
Uma característica importante da Revista Brasileira de Educação é o acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Isso significa que todos os artigos publicados estão disponíveis gratuitamente, seguindo o princípio de democratização do conhecimento científico. Essa prática permite que pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados tenham acesso às informações e contribuam para o avanço da área de educação.
A RBE é indexada em diversas bases e bibliotecas digitais, o que contribui para a visibilidade e o impacto dos artigos publicados. Entre as indexações da revista estão a Bibliografia Brasileira de Educação (BBE/MEC/INEP), Edubase - Base de Dados de Artigos de Periódicos Nacionais em Educação da UNICAMP, Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal, RedALyC - La Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal, Directory of Open Access Journals (DOAJ) e SCOPUS.
Ao longo dos anos, a Revista Brasileira de Educação tem publicado artigos de pesquisadores renomados, como Pierre Bourdieu, Paul Singer, Dermeval Saviani e Carlos Roberto Jamil Cury. Essa contribuição científica de alta qualidade é um dos fatores que contribuem para a classificação A1 no Qualis.
Classificação da Revista Brasileira de Educação: Qualis em destaque
A Revista Brasileira de Educação é reconhecida como uma das mais importantes publicações na área educacional do país. Com foco na qualidade e relevância dos artigos publicados, a revista conquistou destaque no sistema de classificação Qualis.
O Qualis é um sistema de avaliação utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para classificar a produção científica das instituições de ensino superior brasileiras. A classificação da Revista Brasileira de Educação no Qualis demonstra o reconhecimento da comunidade acadêmica quanto à excelência editorial e científica da revista.
A publicação desses artigos de alta qualidade contribui para o avanço da pesquisa e do debate acadêmico na área da educação, fortalecendo o desenvolvimento da ciência no Brasil.
Deixe um comentário